Na noite de ontem, quinta-feira, 09 de outubro, na Câmara de Vereadores de Missal, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Na ocasião, o ex-presidente, Valdecir Rosetto, repassou o cargo para Delmar Borba da Silva (Buerba), que assume para o biênio 2026/2027 a frente dos trabalhos do Conselho, juntamente com os novos membros.
O novo presidente afirmou que pretende dar continuidade ao bom trabalho que a diretoria anterior desenvolveu, sempre visando melhorar aspectos de segurança aos munícipes, bem como, com o objetivo de dar boas condições de trabalho às forças policiais, que buscam no dia a dia zelar para que a tranquilidade de Missal permaneça.
Além das forças policiais, estiveram presentes o prefeito Ferrari e vice Chenho, o presidente da Câmara, Elias Andrade, o vereador Maico Luzzi (Boi), além de vários secretários municipais, membros de entidades, comunidades e população em geral.
- Posse
Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Missal, foi empossada a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Além disso, foram formadas comissões de atuação junto ao referido conselho, com o objetivo de contemplar vários segmentos da sociedade civil, para que participem efetivamente na condução dos trabalhos. Entre as comissões estão: Religiosa, Agricultura, Comércio e Mulher.
- Nova Diretoria
Segundo Buerba, “o que não vai faltar e comprometimento, com a sociedade e sempre lembrando do nosso lema: aproximar a sociedade das forças policiais, sempre dando o suporte necessário, vamos estar retomando alguns projetos que já estão sendo discutidos, como ampliar o monitoramento da cidade e também recuperar alguns programas como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Essa nossa gestão será pautada em projetos, na viabilização de buscar recursos e também trabalhar com cursos nas áreas de prevenção e formação, sempre alinhado com o município ”.
- Todos os segmentos da sociedade trabalhando junto ao CONSEG
Buerba ressalta que “trouxemos todos os segmentos da sociedade para integrar o conselho, como representantes das entidades do município, do comércio, da agricultura e das nossas comunidades do interior e distritos, por que nada melhor que o CONSEG estar alinhado com todos eles. Para que isso flua da melhor forma possível, sempre aproximando a população das forças policiais”. Este era um projeto que Delmar já queria ter implanto na sua outra gestão, mais não foi possível.
- Retorno a presidência do CONSEG
“A sensação de estar de volta a presidência do Conselho é gratificante, ainda mais vendo que a comunidade abraçou junto o nosso projeto, essa noite o plenário da Câmara estava cheio, isso é o resultado do trabalho que foi feito, “indo de porta em porta”, acompanhando, pedindo sempre se comprometendo com a comunidade, isso é muito gratificante estar podendo colaborar”, conclui Buerba.



